22/08/2023
Política

Pesquisa aponta empate em simulações de 2º turno entre presidenciáveis

Dos seis cenários testados, cinco apresentam diferença dentro da margem de erro do levantamento

montagem-candidatos-presidencia-2

Uma pesquisa do instituto Ipespe, encomendada pela XP Investimentos, mostra que de seis cenários testados para um segundo turno, em cinco deles, a diferença entre os candidatos fica dentro da margem de erro, de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. As informações são da Veja.

Com altas taxas de “branco, nulo ou nenhum dos dois”, as simulações propostas consideraram como possíveis postulantes na segunda etapa os petistas Lula e Fernando Haddad, Jair Bolsonaro (PSL), Geraldo Alckmin (PSDB) e Ciro Gomes (PDT).

O único cenário com vitória de um candidato seria uma eventual disputa entre Alckmin e Haddad. O tucano teria 30% e o ex-prefeito, 20%. Essa é também a simulação com a maior taxa de brancos e nulos, de 41%.

Em um cenário com Lula (PT) e Bolsonaro (PSL), a pesquisa aponta o petista com 40% das intenções de voto. Bolsonaro alcança 35%.  Em uma disputa de Bolsonaro com Alckmin (PSDB), a diferença de 5% permanece, com 34% e 29%, respectivamente. Com Marina (Rede) no cenário, a diferença de intenções de voto com o candidato do PSL diminui. Marina pontua 36% e Bolsonaro 35%. Ciro (PDT) e Alckmin apresentam diferença de 3% (32% e 29%, respectivamente). Com Ciro e Bolsonaro, a diferença nas intenções de voto caem para 2%, com liderança do candidato do PSL (35%)

A pesquisa ouviu, por telefone, 1.000 entrevistados em todo o Brasil entre segunda (4) e quarta feira (6) desta semana, em um levantamento realizado pelo instituto Ipespe, a pedido da XP. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O índice de confiança, de 95,45%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação BR-05997/2018.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.