Uma pesquisa divulgada nesta quarta (19), pela Consultoria Quaest, mostra que o Governo Lula tem 36% de aprovação. Já 29% dos brasileiros reprovam os primeiros 100 dias do governo. De acordo com os novos números, Lula perdeu quatro pontos percentuais. Isso porque o último levantamento apontava 40% de aprovação.
Conforme a pesquisa, essa queda tem como uma das causas a taxação das chinesas Shopee e Shein. Outra causa, segundo os pesquisadores, é a falha na comunicação do Presidente, pois 60% das pessoas não sabem das ações positivas do governo. Um exemplo, conforme a Quaest, é o relançamento do programa ‘Mais Médicos’ e o aumento do salário mínimo.
Para se uma ideia, 58% dos entrevistados sabem do programa da Saúde e 75% destes aprovam. Em relação ao salário mínimo, 57% sabem e 63% aprovam. Em contrapartida, o Bolsa Família que ressurge no valor de R$ 600, conforme a Quaest, é o único ponto positivo apontado pelos brasileiros pesquisados. São 82% que conhecem o benefício e desse percentual 77% aprovam. Os que avaliam a gestão como regular somam 29% e outros 6% não sabem ou não responderam.
SUL TEM A MAIOR REJEIÇÃO
De acordo com a pesquisa, a maior taxa de avaliação positiva se encontra no Nordeste, com 53%. Já a menor é no Sul, com 27%. Nas Regiões Centro-Oeste e Norte, 33% aprovam. Enquanto no Sudeste, 30%. O levantamento mostra também que as mulheres são as maiores fãs da gestão ‘lulista’, com 38%. Entre os homens, 33%.
Ainda, de acordo com a pesquisa, 55% dos entrevistados avaliam que Lula não está cumprindo promessas de campanha. Outros 35% contrariam e dizem que o Presidente está fazendo o que prometeu.
Leia outras notícias no Portal RSN.