A pesquisa encomendada pelo Portal RSN, conduzida pelo Instituto Process, foi a única a acertar o resultado da eleição em Guarapuava. Embora muitos tenham duvidado da idoneidade da consulta, disseminando a informação que se tratava de ‘fake’, ou pesquisa comprada por este ou aquele candidato, o resultado final das eleições, demonstrou o contrário.
O que prevaleceu foi a precisão e metodologias confiáveis em um cenário marcado por incertezas e tentativas de impugnações do levantamento. O estudo, registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), capturou as intenções de voto entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro de 2024. A margem de erro somou 4,3% e um intervalo de confiança de 95%.
O levantamento apontou Dr. Antenor, da coligação ‘Uma só Guarapuava’, como líder tanto nas pesquisas espontâneas quanto nas estimuladas, com 27,2% das intenções de voto. A pesquisa do Portal RSN foi precisa ao capturar o sentimento do eleitorado nos últimos dias antes da votação, algo que outras pesquisas não conseguiram prever com exatidão, especialmente em um ambiente eleitoral tão polarizado e com alto índice de indecisos.
DESISTÊNCIA CONTRIBUI
Entretanto, a desistência do candidato Samuel Ribas de Abreu em prol de Baitala inverteu a posição prevista. Foram apenas 61 votos na disputa mais acirrada das últimas décadas em Guarapuava. O sucesso do levantamento fortalece a credibilidade do Portal RSN que manteve uma postura de neutralidade nessas eleições. Nesse contexto a precisão e a transparência se tornam diferenciais essenciais.
A pesquisa também passou por processos de checagem rigorosos. Isso garantiu a confiabilidade dos dados divulgados. Enquanto outros institutos não foram capazes de captar as movimentações finais do eleitorado, o Portal RSN consolidou-se como a fonte mais confiável na cobertura política local.
Leia outras notícias no Portal RSN.