Da Redação
São Paulo – Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha nesta segunda (23), mostra que os católicos estão perdendo chão para os fieis evangélicos, mas ainda dominam a crença no país. Se no ano 2000, de acordo com o Censo, os católicos representavam 73,6%, esse número hoje é de 52%. Já os evangélicos dobraram e hoje são 32%.
Uma das perguntas do Datafolha foi a seguinte: você votaria num candidato católico, evangélico ou ateu?
O resultado foi o seguinte: 25% votariam em uma católico com certeza, 49% talvez e 16% de jeito nenhum (os 10% restantes vêm de outras respostas, inclusive de quem não quis opinar). Os índices para o evangélico foram: 21%, 46% e 24%, respectivamente.
Apenas 8% disseram que votariam num descrente, com certeza; 33% poderiam votar e 52% jamais o elegeriam. Entre neopentecostais, a resistência ao político descrente chega a 67%. Aliás, 98% do eleitor brasileiro é cristão.
Entretanto, oito entre dez entrevistados, segunda a consulta popular, não leva em consideração a religião dos candidatos. Entre os evangélicos, entretanto, 9% confessaram votar em candidato sob a influência de líderes da igreja que frequentam.
O Datafolha entrevistou 2.772 pessoas em 194 cidades.