Por Cristina Esteche – Foto/Secom
Uma pesquisa realizada pelo programa de Saúde Bucal, da Secretaria Municipal de Saúde, envolvendo mais de 14 mil crianças e adolescentes das creches municipais e de colégios estaduais de Guarapuava, aponta o alto índice de má oclusão. Ou seja, pessoas que precisam de correção ortodôntica, na maioria das vezes, provocada pelo uso de mamadeiras e de chupetas. De acordo com a coordenadora do programa, Renata Araújo, a pesquisa faz parte do programa federal Saúde na Escola. “O índice de cárie é muito alto, mas o que nos surpreendeu foi o número de má oclusão que supera o índice de cárie”. Segundo a dentista, os dados estão em fase final de apuração. Ainda em relação à cárie, Renata estima que mais de 50% da população guarapuavana convive ou já conviveu com esse problema. Segundo Renata Araújo, a madeira e a chupeta utilizadas a partir dos três anos de idade já provocam problemas. “Vamos orientar as mães sobre esse hábito”.
MUTIRÃO
Para atender a população, estão sendo realizados mutirões segmentados. Neste sábado (09) será no Parque das Árvores, na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Bairro Bonsucesso, das 8h00 às 17h00. O Odontomóvel também estará no local.
Os moradores do Parque das Árvores que possuem interesse em agendar consulta na UBS, com os agentes comunitários de saúde. Segundo Renata Araújo, três dentistas vão atender grupos de 20 pessoas, cada um. Durante a tarde haverá orientação sobre escovação dental e higienização oral, quando 120 crianças serão atendidas. Além disso, a equipe da UBS Parque das Árvores estará no local fazendo aferição de pressão, controle da diabetes, entre outros. “Todos os casos serão atendidos, mas queremos priorizar os tratamentos, ou seja, realizar atendimentos constantes com os pacientes até que recebam alta. Por isso, no dia 23 deste mês, haverá outro mutirão para dar continuidade ao atendimento”, adianta Renata.