Uma nova pesquisa divulgada nesta quinta (21) confirma a preferência do eleitorado paranaense pelo governador Ratinho Junior (PSD). De acordo com a consulta de intenções de votos, ele tem 43% contra 16% do segundo colocado, Roberto Requião (PT). Em terceiro está o senador Flavio Arns (Podemos), com 6%.
Conforme a Real Time Big Data, quem encomendou a pesquisa foi a TV Record. Esses números, no entanto, são da pesquisa estimulada. Ainda nesse cenário, constava o nome de Cesar Silvestri Filho (PSDB), com 2%. Também foram avaliados Ângela Machado (PSOL), 1%, além de Solange Ferreira Bueno (PMN) e Zé Boni (AGIR 36) que não pontuaram.
Já na pesquisa espontânea, o eleitor cita apenas três nomes. Ratinho Junior lidera com 21% das intenções de voto, Roberto Requião aparece em segundo lugar com 7% e Flávio Arns tem 1%. De acordo com a Real Time Big Data, a pesquisa ouviu 1.500 eleitores entre 19 e 20 de julho.
O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Os dados da pesquisa estão registrados sob o número PR-06745/2022.
LULA SEGUE NA FRENTE
Em nível nacional, pesquisa da Exame/Ideia divulgou o resultado de consulta popular entre 1,5 mil pessoas, entre os dias 15 e 20 deste mês. Divulgada também nesta quinta (21), mostra que o ex-presidente Lula (PT) continua liderando a corrida presidencial, com 44%. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 33%. Ciro Gomes, do PDT, tem 8%, e Simone Tebet (MDB), 4%. André Janones (Avante) fez 2%. Os demais nomes testados pontuaram 1% ou ficaram abaixo disso.
As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A pesquisa tem registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-09608/202.
E outros números divulgados nessa quarta (20) também mostram a preferência por Lula, apesar da ‘PEC da Bondade’ do presidente Bolsonaro. De acordo com pesquisa do PoderData, entre beneficiários do Auxílio Brasil, Lula soma 52% das intenções de voto, contra 32% obtidos pelo ex-capitão.
Conforme o Instituto, essa é a primeira pesquisa divulgada após a promulgação da PEC também conhecida como ‘Kamikaze’, que entre outras medidas, ampliou o Auxílio Brasil de R$ 400 para R$ 600. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais e índice de confiança de 95%.
Por fim, ao todo, foram ouvidos três mil eleitores entre os dias 17 e 19 de julho. O registro do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral é BR-07122/2022.
Leia outras notícias no Portal RSN.