Cristina Esteche
A produtividade experimental do trigo em 2014 surpreendeu acadêmicos e professores do curso de agronomia da Faculdade Campo Rela. De acordo com o professor, Pedro, Reichert, coordenador adjunto do curso, a expectativa era de colher em torno de três mil quilos por hectare, no entanto foi bem além. Foram colhidos 4.437 quilos por hectare, o que representa cerca de 60 % acima do que foi colhido em 2013 (2.700 kg/ha).
“A implantação da cultura foi na época correta (19 de junho), a escolha de cultivar foi fundamental (Ametista), o clima colaborou e aliado a um bom manejo de doenças (três aplicações de fungicida na época correta) e às adubações de base e em cobertura , seguindo as recomendações técnicas, nos proporcionou uma produtividade satisfatória”, disse o professor. “Levando-se em conta que parte da área estava ocupada com experimentos dos acadêmicos, a produtividade da área colhida nos fez acreditar novamente que vale a pena investir em correção da acidez do solo (calagem) e da importância do monitoramento de pragas e doenças”.
Segundo o professor, para a safra 2014/15 já foram implantadas cerca de seis hectares de milho e ainda serão estabelecidas áreas para quatro hectares de feijão e cinco hectares de soja. “Tudo isso sem contar com os diversos experimentos dos acadêmicos do curso de Engenharia Agronômica, que atenderam ao desafio e lá estão desenvolvendo suas pesquisas”.