22/08/2023

Pesquisas confirmam que eleições no Paraná terão segundo turno

imagem-57699

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), não venceria no primeiro turno se as eleições fossem hoje. Outros seis possíveis candidatos mostram que têm grandes chances de conquistar boa parcela do eleitorado, tornando a disputa acirrada. A afirmação é resultado de uma pesquisa de intenção de votos realizada Instituto Paraná Pesquisas, encomendada pelo jornal Gazeta do Povo, entre 10 e 14 de agosto com 1.503 eleitores de 72 municípios do Paraná.

Possíveis candidatos, como a ministra Gleisi Hoffmann (PT), o ex-senador Osmar Dias (PDT), o secretário Ratinho Jr. (PSC) e os senadores Roberto Requião (PMDB) e Alvaro Dias (PSDB), aparecem com bons índices no levantamento. A pontuação de Richa varia entre 25% e 41% dos entrevistados. Em cinco, dos sete cenários apresentados pela pesquisa para segundo turno, por exemplo, Gleisi alterna entre segundo e terceiro lugar. Em um deles, Richa aparece com 52% e Gleisi com 34%.

Em entrevista ao jornal Gazeta do Povo, o cientista político Luiz Domingos Costa diz que Richa ainda é favorito devido a estratégias de viagens do governador ao interior do Paraná para compensar a baixa popularidade na capital. Segundo ele, a “melhor aposta para a oposição é o lançamento de vários candidatos com potencial para ‘roubar’ votos do governador”. Para o diretor do Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, a perda de popularidade do governador na capital é um “sinal amarelo”. À Gazeta, Hidalgo enfatizou a importância de Curitiba sobre o resultado das eleições.

Recentemente, uma pesquisa do Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI,) revelou que apenas 41% dos eleitores do Paraná consideram a gestão de Richa ótima ou boa. O levantamento também mostra que para a população paranaense o governador inspira confiança somente em 44% dos eleitores e 73% avaliam que Richa vem administrando mal os recursos públicos.

Com 'Agência Notícias PR'

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo