Da Redação
A reivindicação por mais igualdade e inclusão está entre as principais pautas de discussão da IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Guarapuava. O evento acontece nesta terça feira (9) no auditório da Faculdade Campo Real e reúne presidentes das principais associações de apoio a pessoas portadoras de deficiência de Guarapuava, autoridades e comunidade. O principal motivo de luta das pessoas que sofrem com algum tipo de deficiência é conquistar igualdade de direitos e acessibilidade para que uma vida normal possa ser garantida e as deficiências do sistema, como falta de oportunidades, possam ser dribladas.
O toma da Conferência é “O desafio na implementação das políticas da Pessoa com deficiência: Transversalidade com a radicalidade dos direitos humanos”. Segundo a presidente do Conselho Municipal da categoria, as principais discussões do encontro são exatamente em relação a inclusão de pessoas com qualquer tipo de deficiência, a discriminação sofrida e a efetivação de políticas públicas. “A inclusão é ainda um problema e as nossas principais discussões são em torno da efetivação de políticas públicas para favorecer essas pessoas. As propostas discutidas aqui passarão para aprovação do Conselho Municipal e posteriormente levadas ao Conselho Estadual em setembro”, comenta Jeane Ramos Silvério Garcia.
Entre as atividades preparadas para a Conferência Municipal, estão uma palestra, discussões das propostas e eleições de conselheiros municipais não governamentais para o mandato 2015 a 2017. Além disso serão eleitos também os delegados para a IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.