Da redação – O governador Orlando Pessuti declarou luto oficial por três dias por causa da morte do deputado Vanderlei Iensen (foto), 45 anos, também diretor-presidente da Companhia de Informática do Paraná, a Celepar. Iensen estava internado desde domingo (30), no Hospital Nossa Senhora das Graças, com pneumonia. Ele, que vinha lutando contra leucemia, morreu na tarde desta quarta-feira (2), vítima de complicações de uma pneumonia.
O velório acontece na Igreja Assembléia de Deus, na rua Senador Xavier da Silva, 467, esquina com a avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico. O local e o horário do enterro ainda não foram definidos pela família.
Iensen foi secretário-chefe de gabinete do governador Roberto Requião entre os anos de 2004 e 2008, depois assumiu a presidência da Celepar em dezembro de 2008, onde trabalhou na coordenação do sistema de telefonia pela internet (VoIP), que reduziu em milhões de reais a conta de telefone do Estado do Paraná. Foi deputado estadual entre 2003 e 2007. Na Assembleia Legislativa, foi relator da Comissão Parlamentar de Inquérito da Copel, entre 1995 e 2002, quando ajudou na investigação de irregularidades na administração da estatal.
O deputado era natural de Apucarana. Formado em Administração de Empresas, radialista, era membro da comunidade evangélica de Curitiba e integrante da Assembléia de Deus. Filho de Matheus Iensen e Merfedes Iensen, Vanderlei deixa a esposa Nilcéia e as filhas Suzi, 22 anos, e Priscilla, de 20 anos.