22/08/2023
Política

Pessuti defende extensão da Ferrosul

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Da redação (com assessoria) – O governador Orlando Pessuti defendeu neste sábado (8) a extensão da Ferrosul até a cidade de Campo Mourão para melhorar a infraestrutura e logística de transporte da produção do Noroeste do Paraná. “Precisamos viabilizar alternativas para estimular o escoamento da produção por meio de transporte ferroviário”, disse Pessuti durante a interiorização do governo na região.
“Temos que fazer um projeto para estudar a viabilidade de passar uma extensão da ferrovia por Campo Mourão. Precisamos de uma malha ferroviária capaz de escoar a produção de forma mais barata e rápida”, completou.
O presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, disse que a proposta é muito bem vinda e está contemplada no projeto de lei em curso na Câmara dos Deputados “Precisamos fortalecer as regiões produtoras de alimentos e que não contam com ferrovia, melhorando a sua infraestrutura logística e sua integração com os demais modais de transporte e com os portos”, disse Gomes, presente no ato.
PÓLO DE PRODUÇÃO – Campo Mourão se transformou num dos principais pólos brasileiros de alimentos e que possui um dos maiores entroncamentos rodoviários do Paraná. O município é sede da maior cooperativa da América Latina – a Coamo –, que este ano colheu dois milhões de sacas de soja por dia.
“A Ferroeste quer ampliar a parceria vitoriosa com a Coamo em favor dos produtores do Paraná e do Brasil”, disse Gomes.
Em Campo Mourão também está a maior empresa de processamento de carne do mundo, a Tyson Foods do Brasil e logo se instalará na região a cooperativa CVale, de Palotina, outra gigante do setor.
A construção de um ramal da Ferrosul vai aumentar o potencial econômico da região porque atende o produtor e vai baratear o custo do transporte do milho, da soja e do trigo, além do frango e da agropecuária em geral. No setor industrial, Campo Mourão também sedia a Colacril, maior empresa de adesivos do país.
O presidente da Coamo, Aroldo Gallassini, que já utiliza os trilhos da Ferroeste para escoamento da produção da cooperativa, disse que esse sistema “está funcionando bem”, apresentando um bom desempenho operacional. “À medida que for se viabilizando economicamente” – acrescentou – “barateando o frete, a operação poderá atingir um volume maior”.
PROJETO – A Ferroeste adiantou que a extensão da ferrovia até Campo Mourão será em bitola mista – larga métrica, o que permite a conexão com outros ramais ferroviários em construção, e ligará as cidades de Panorama (SP), Maringá (PR), Chapecó (SC) e Porto Rio Grande (RS). Este novo ramal se conectará com os trechos planejados pela Ferrosul para ligar os portos de Paranaguá e Itajaí (SC).
“Esse ramal poderá ser estendido, conforme planejado pela Ferroeste, e passar por Campo Mourão, Laranjeiras do Sul e Sudoeste do Paraná”, completou.
A nova ferrovia está prevista no projeto de lei nº. 5.479/2009, já aprovado pela Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados e que no momento está na pauta de votação da Comissão de Constituição e Justiça.
A construção da ferrovia ligando Panorama (SP) ao Porto de Rio Grande (RS) também foi contemplada no PAC 2, do governo federal. O projeto é complementar aos ramais que a Ferrosul construirá entre Maracajú (MS), Cascavel e Guarapuava-Porto de Paranaguá e com a ferrovia Leste-Oeste de Santa Catarina, que ligará o Porto de Itajaí (SC) ao município de Dionísio Cerqueira (SC).

Cristina Esteche

Jornalista

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