22/08/2023



Política

Pessuti diz em Irati que expansão da Ferroeste é compromisso do seu governo

Da redação (com assessoria) – Lideranças paranaenses saudaram na sexta-feira (30) o apoio do governador Orlando Pessuti à construção de uma ferrovia ligando Guarapuava ao Porto de Paranaguá, através de um ramal até Engenheiro Bley (Lapa), traçado defendido pela Ferroeste. Em seu pronunciamento, em Irati, onde esteve levando o programa de interiorização do Governo do Estado, Pessuti mencionou a luta do ex-governador Emílio Gomes pela construção de um moderno ramal ferroviário passando por Irati até Paranaguá. Pessuti disse que esta também é sua luta.
Para o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, ¨a consolidação do projeto da Ferroeste e da Ferrosul como ferrovia sob gestão pública, parceria com o setor produtivo e controle social, é uma marca de continuidade dos governos de Requião e Pessuti¨.
O deputado Felipe Lucas (PPS), que se encontrava em Irati, afirmou que o governo do Estado está lutando para ¨por o Paraná nos trilhos¨ e disse que reconhece o ramal da Ferroeste que sairá de Guarapuava, passando por Irati, até Engenheiro Bley é ¨o caminho certo para a integração do Estado¨.
O prefeito de Irati, Sérgio Stoklos, afirmou que ¨acredita no projeto¨ e considera que o traçado possui as ¨condições técnicas corretas¨. Stoklos também disse que a passagem da ferrovia por Irati e região vai ajudar ¨na recuperação do desenvolvimento dessa grande região, que foi esquecida, mas que ainda tem muito a crescer¨.
O ex-governador Emílio Gomes ressaltou hoje que defende o projeto via Engenheiro Bley por vários motivo. ¨O primeiro é que técnica e economicamente é a solução mais acertada¨. Isso, segundo ele, porque ¨atende os interesses do produtor, barateando o frete, e também do Estado, por ser a linha de menor percurso e menor custo, com facilidade para atingir o Porto de Paranaguá¨.
O presidente do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), Jayme Sunyê, também concorda que ¨é o traçado ideal quando se pensa na exportação da soja do Oeste do Paraná, Paraguai e Mato Grosso do Sul¨. Para Sunyê, ¨o traçado mais lógico é esse¨. Os estudos desenvolvidos no IEP, ressalta, ¨demonstram tecnicamente que é a melhor solução¨. O presidente do IEP acrescenta que, além de considerar melhor o traçado por Engenheiro Bley, também defende que ele chegue até Paranaguá.
O trecho projetado pela Ferroeste/Ferrosul vai resolver um gargalo logístico importante na malha ferroviária paranaense, ao fazer a ligação de Guarapuava a Engenheiro Bley, na Lapa, com a construção de um traçado totalmente novo. O ex-governador Emílio Gomes é defensor intransigente da construção do ramal ferroviário. O ex-governador explica que “o trajeto pretendido anteriormente, por Ipiranga, é um trajeto oneroso que iria formar um nó de mercadorias nos Estados de Mato Grosso do Sul e Paraná”, justifica.
A construção do trecho Guarapuava ao Porto de Paranaguá, via Engenheiro Bley, na Lapa, solucionará o gargalo de escoamento da produção, explica o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes. O traçado definido reduz a atual distância entre Cascavel e Paranaguá dos atuais 738 km para 613 km. São 125 quilômetros a menos. Isto representa uma redução de oito dias para dois dias e meio no ciclo de cargas do Oeste paranaense ao porto.

Cristina Esteche

Jornalista

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