22/08/2023



Política

Pessuti é “fantasma” na Assembleia, denuncia Veja

A reportagem publicada pela Revista Veja na edição deste domingo (27) de que o governador Orlando Pessuti é funcionário fantasma na Assembleia Legisativa do Paraná caiu como uma ducha fria na convenção do PMDB realizada hoje no Paraná Suíte. Não mais se falou no anúncio de Pessuti como candidato à reeleição e nem o governador comentou muita coisa sobre a reportagem de uma página sobre a denúncia. Limitou-se a dizer que foi exonerado e que nunca recebeu "um centavo" da Assembleia.
De acordo com a reportagem, Pessuti foi nomeado pelo ato 274/2005, que não teria sido divulgado pela Assembleia. O ato só teria vindo à tona depois da reveleção, feita pela Gazeta do Povo e pela RPC TV, da existência dos Diários Secretos do Legislativo.

O ato 274 nomeia, ainda segundo a Veja, não apenas Pessuti como consultor administrativo. A esposa do governador, Regina Pessuti, e o assessor José Correia estão no mesmo ato.

De acordo com a reportagem, Pessutão foi nomeado, em 2005 por intermédio de ato secreto (274 de 2005), no cargo de consultor administrativo na gestão de Hermas Brandão como presidente e que tinha o deputado estadual Nereu Moura como primeiro-secretário. Pessuti, que já era vice-governador nessa época, não foi noemado sozinho. A sua esposa Regina, hoje primeira-dama do Estado, e o assessor José Correia também foram nomeados no mesmo ato secreto.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo