O governador Orlando Pessuti anuncia nesta terça-feira (17), na Escola de Governo, o pagamento em folha complementar, em meados de setembro, das promoções e progressões devidas a um grupo de professores da rede estadual, acumuladas desde agosto do ano passado. A decisão foi tomada depois da audiência que manteve, no Palácio das Araucárias, com a presidente da APP (Associação dos Professores do Paraná) – Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho e demais diretores da instituição.
As diferenças serão pagas até dezembro, importando um acréscimo mensal de cerca de R$ 2 milhões na folha de pagamento da Secretaria da Educação. A reivindicação foi feita pela APP Sindicato, que na mesma ocasião solicitou o encaminhamento de proposta de emenda constitucional (PEC) à Assembleia Legislativa, estabelecendo a isonomia salarial dos professores da rede estadual com as demais carreiras e funções equivalentes.
Marlei pediu ainda que o governador faça a reelaboração de um projeto que resulte não apenas em melhorias no sistema de atendimento da saúde dos professores e profissionais da educação, mas a todos os servidores do Estado.
Na opinião de Marlei Carvalho, o diálogo que sempre esteve aberto com o governador Orlando Pessuti foi bastante produtivo, “tendo em vista que a categoria aguardava as providências hoje anunciadas há exatamente um ano”. A reunião contou ainda com a presença dos secretários Allan Jones (Planejamento), Yvelise Arco-Verde (Educação) e Maria Marta Lunardon (Administração).
Com informações/foto da AEN