Bárbara Franco
Os pet shops passam a ter uma norma nacional, com orientações sobre procedimentos a serem observados na exposição, manutenção, estética, venda e doação de animais. A norma obriga ainda os estabelecimentos comerciais a manter um veterinário responsável, que deverá fazer inspeções diárias para observar as condições de higiene e comportamento dos animais.
Além disso, o responsável técnico será obrigado a comunicar formalmente ao estabelecimento irregularidades identificadas e as respectivas orientações para corrigi-las. Caso as observações não sejam corrigidas, a norma estabelece que o veterinário comunique os problemas ao conselho da categoria.
A proprietária de um pet shop de Guarapuava, Noeli Kramer, é a favor de que os estabelecimentos tenham ao menos um veterinário. “Não só acho justo como necessário os pet shops serem obrigados a ter ao menos um veterinário para cuidar da saúde e bem estar dos animais. Aqui na minha loja temos quatro veterinários”.
Os estabelecimentos e profissionais médicos veterinários que descumprirem as novas regras estarão sujeitos a multa e a punições administrativas pela prática de infração ética.