22/08/2023
Brasil Cotidiano Economia

Petrobras anuncia reajuste de 19% no gás natural a partir de domingo (1°)

O reajuste vai impactar quem abastece o carro com gás natural ou têm encanado em casa. Mas não tem relação com o valor do botijão

petrobras

Petrobrás anuncia reajuste de 19% no gás natural a partir de domingo (1°) (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A Petrobras anunciou nesta sexta (29) um reajuste de 19% no preço do gás natural. A partir de domingo (1º), o valor repassado às refinarias será o maior que vigorou no último trimestre, de fevereiro a abril.

No entanto, o preço pode ter variações quando repassado aos consumidores, de acordo com impostos estaduais e as margens das redistribuidoras e postos. A previsão é de que o valor atual seja o mesmo até 31 de julho, quando uma nova revisão está prevista.

O reajuste vai impactar no bolso dos consumidores que abastecem o carro com gás natural veicular (GNV) ou têm o combustível encanado em casa, além indústrias que o utilizam como insumo. Mas de acordo com as informações, o valor não tem relação com o preço do botijão de gás.

Desde o início de 2022, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) estima que o preço do GNV subiu 9,74% nos postos do país, um pouco mais do que a gasolina (8,62%) e menos do que o diesel (23,74%). Já o botijão de gás teve alta de 10,94% desde dezembro de 2021 e não será afetado por este reajuste.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.