22/08/2023
Brasil Segurança

PF cumpre mais de 100 mandados de prisão contra suspeitos de atos antidemocráticos

Operação da PF autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF ocorre em sete estados e no Distrito Federal

BOLSONARISTAS

Operação da PF autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF ocorre em sete estados e no Distrito Federal (Foto: Reprodução/TV Globo)

A Polícia Federal (PF) cumpre nesta quinta (15) mais de 100 mandados de prisão, busca e apreensão contra apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) suspeitos de organizar atos antidemocráticos. A Operação da PF tem a autorização do ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Além disso, tem relação com à investigação sobre atos antidemocráticos contra o resultado das eleições presidenciais de outubro. Além dos mandados, também houve a autorização do bloqueio de contas e a quebra do sigilo bancário dos investigados.

Conforme as informações, o cumprimento dos mandados de busca ocorre em sete estados (Acre, Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina) e no Distrito Federal. Em Santa Catarina, por exemplo, são cumpridos 15 mandados.

Em 17 de novembro, Moraes determinou o bloqueio de bens de 43 empresas e pessoas suspeitas de financiar os atos antidemocráticos. De acordo com as informações, a maioria delas é de Mato Grosso. Por fim, ainda não se sabe se os alvos da decisão estão entre os alvos da operação desta quinta (15).

(*Com informações do G1)

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.