A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta (27) a Operação Bucaneiro em Guarapuava e em outras cinco cidades do Paraná. Os policiais buscam desarticular uma organização criminosa de roubo de cargas. Conforme as informações, os bandidos atuavam, principalmente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Por isso, as diligências também ocorrem em Curitiba, Campina Grande do Sul, Rio Negro e Castro. Na ação, houve o cumprimento de seis mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão. Além disso, há um mandado de suspensão de atividade comercial e um mandado de arresto de bens e bloqueio de valores. Todos expedidos pela 1ª Vara Federal de Ponta Grossa.
Para a deflagração da operação, estão mobilizados 50 policiais federais. Eles contam com o apoio do Grupo Tigre e do Grupo de Operações Aéreas da Polícia Civil do Paraná.
ATUAÇÃO DO GRUPO
De acordo com as investigações, o grupo criminoso tinha informações privilegiadas de paraguaios e agia utilizando uniformes de forças policiais e armamento de grosso calibre. Assim, eles abordavam os caminhões carregados de produtos contrabandeados (cigarros/pneus), depois de cruzarem a fronteira brasileira.
Após as abordagens, os integrantes da organização criminosa mantinham os motoristas em cárcere privado e os abandonavam, logo depois, em outro local. O grupo levava a carga do Paraguai e descarregava na Região de Ponta Grossa e depois distribuía para os estados brasileiros.
Além disso, eles deixavam os caminhões abordados na Região Metropolitana de Curitiba, onde ocorria a clonagem ou a venda para desmanche.
Leia outras notícias no Portal RSN.