A Polícia Federal e a Corregedoria da Polícia Rodoviária Federal no Paraná, deflagraram, na manhã desta terça (3), uma operação para desarticular um esquema de corrupção envolvendo servidores da PRF e guincheiros, para obtenção de vantagens financeiras ilícitas. As ações ocorreram nas cidades de Curitiba, Lapa, União da Vitória, Porto União e São Mateus do Sul. Houve cumprimento de ordens também em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
As denúncias revelaram um esquema envolvendo uma associação criminosa formada por agentes públicos e particulares, que exigiam vantagens indevidas de forma recorrente em diversas situações. Por conta desses indícios, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal uniram forças para uma operação conjunta, com o objetivo de desarticular o grupo e interromper as práticas ilegais.
INVESTIGAÇÃO E PRISÃO
No total, as equipes policiais cumpriram 18 mandados de busca e apreensão, com o objetivo de recolher documentos, dispositivos eletrônicos e outros elementos de prova. Os policiais também emitiram 14 mandados de intimação com imposição de medidas cautelares. Entre elas, afastamento dos servidores investigados das funções públicas, proibição de acesso dos investigados a prédios públicos. E, por fim, outras restrições necessárias para garantir o andamento das investigações.
Dos 18 mandados de busca e apreensão, seis são contra servidores da PRF, que serão afastados das funções e responderão a processo administrativo disciplinar interno. Consequentemente, os servidores públicos envolvidos poderão responder por crimes contra a Administração Pública. Além disso, outras oito pessoas, que também participaram do esquema, responderão criminalmente pela conduta. Por fim, quatro empresas estão sendo investigadas.
Nesta etapa da operação, a PF e a PRF prenderam um idodo, de 62 anos, que não é servidor público, em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Por fim, os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa, corrupção passiva e corrupção ativa, todos do Código Penal Brasileiro.
Leia outras notícias no Portal RSN.