*Reportagem com vídeo
Guarapuava amanheceu com uma movimentação da Polícia Federal nesta quinta (28). Junto com o Ministério da Previdência Social, a PF deflagrou a operação ‘Eileithyia’, para combater fraudes em benefícios de salário-maternidade. Eileithyia tem origem na mitologia grega e faz alusão à deusa dos partos e gestantes.
De acordo com a Polícia, dois mandados de busca e apreensão encontram-se em andamento. A determinação partiu da 1ª Vara Federal de Ponta Grossa. Houve a quebra de sigilo de dados de computadores e celulares apreendidos. Uma das buscas ocorreu no Centro da cidade.
As investigações, conforme a Polícia Federal, começaram em abril deste ano. Com apoio da Coordenação de Inteligência da Previdência Social (Coinp) houve a identificação de um esquema criminoso. Tratava-se de pagamentos indevidos de salário-maternidade a supostas empregadas domésticas. “Os investigados criaram vínculos empregatícios fictícios para mulheres grávidas, forjando direito ao benefício do INSS”.
De acordo com a Coinp, o prejuízo inicialmente identificado, com base em 50 benefícios concedidos é de aproximadamente R$ 257 mil. O salário-maternidade é um benefício temporário, pago às seguradas durante o período em que precisam se afastar das atividades profissionais.
Os envolvidos responderão pelo crime de estelionato previdenciário (art. 171, §3º, do Código Penal), com pena que pode ultrapassar seis anos de reclusão. *Veja o vídeo:
Leia outras notícias no Portal RSN.