22/08/2023



Segurança

PF faz operação contra tráfico internacional de drogas em 6 estados

A Polícia Federal (PF) realiza uma operação desde as 5h desta terça feira (2) para combater o crime de tráfico internacional de drogas no Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais, Rondônia e Mato Grosso do Sul. Ao todo, devem ser cumpridos 13 mandados de prisão e 16 de condução coercitiva – quando os investigados são levados para a delegacia para prestar depoimento. Os mandados no Paraná serão cumpridos em Londrina, Umuarama, Altônia, Cruzeiro do Oeste e Maria Helena. Conforme a PF, a quadrilha trazia cocaína do Peru e da Bolívia e depois encaminhava para a Europa. Os pagamentos eram feitos em dólares e euros e tinham a participação de casas de câmbio nas negociações. Até as 8h20, pelo menos dois mandados tinham sido cumpridos em Londrina. Um helicóptero e um avião também tinham sido apreendidos até este horário.

Também devem ser apreendidos durante a operação, conforme a PF, 37 veículos, dois barcos, um helicóptero e dois aviões. A Justiça também determinou o bloqueio de bens de sete  fazendas, quatro sítios, cinco apartamentos, 16 terrenos urbanos, nove casas e dois prédios comerciais. Conforme a PF, os imóveis estão avaliados em mais de R$ 60 milhões. As contas bancárias dos investigados também foram bloqueadas.

Ainda de acordo com a PF, as investigações são realizadas desde fevereiro deste ano e tiveram início quando uma pecuarista de Umuarama, no noroeste do Paraná, foi identificada ao receber um grande carregamento de cocaína. A droga chegava camuflada em cargas de madeira de casas pré-fabricadas. Entre os crimes cometidos pela quadrilha estão narcotráfico e lavagem de dinheiro. A Operação foi batizada de "Denarius", o que significa dinheiro em latim. No total, 180 policiais e 10 autores da Receita Federal participam da Operação.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo