A Polícia Federal (PF) realiza uma operação para combater o crime de pedofilia desde o início da madrugada desta terça-feira (19) no Paraná e em dez estados brasileiros. Ao todo, serão cumpridos 86 mandados de busca e apreensão, 30 de condução coercitiva, quando os suspeitos são conduzidos para a delegacia para prestar depoimento, e um mandado de prisão preventiva. Também serão realizadas coletas de amostras biológicas dos suspeitos para inclusão da base de dados de DNA da PF.
A ação foi batizada de “Glasnost”, termo russo que significa transparência. Ainda conforme a PF,o nome foi escolhido porque a maior parte dos investigados se utilizava de um site hospedado naRússia para a divulgação de fotografias de menores na internet. A operação também cumprirá medidas semelhantes contra brasileiros investigados que moram nos Estados Unidos com o apoio da Polícia Federal americana, o FBI.
Os outros estados envolvidos na operação são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo,Rio de Janeiro, Alagoas, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Bahia e Goiás. Aproximadamente 400 policiais federais participam da ação.