22/08/2023



Segurança

PF faz operação para prender grupo de contrabandistas de cigarros

Policiais federais deflagraram na manhã desta quinta feira (13) uma operação para desarticular uma quadrilha especializada no contrabando de cigarros do Paraguai que vinha agindo principalmente no sudoeste do Paraná e no Rio Grande do Sul. No total, cerca de 130 agentes participam do cumprimento de 12 mandados de prisão e 21 de busca e apreensão em Cascavel,Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Venâncio Aires. Até o fim da manhã, dez suspeitos haviam sido presos, entre eles um policial civil de Dois Vizinhos. Com o grupo foram apreendidos, entre outros, dinheiro, veículos e armas de fogo.

Segundo as investigações iniciadas em julho de 2013, o grupo usava as regiões de Foz do Iguaçu e de Guaíra, no oeste, para entrar com o produto ilegal no país, de onde seguiam até Dois Vizinhos, cidade do sudoeste que funcionava como entreposto para a mercadoria que tinha como destino o estado gaúcho. Para o transporte dos cigarros, o grupo utilizava caminhões com fundos falsos. A logística incluía ainda ‘batedores’ que recebiam propina para indicar os caminhos e facilitar a circulação das cargas.

Desde o início das investigações que culminaram na operação "Corredor Sudoeste" e tiveram o auxílio do veículo aéreo não tripulado (vant), a Polícia Federal (PF) fez dez apreensões de cigarros contrabandeados pela quadrilha. Os envolvidos responderão pelos crimes de contrabando e descaminho, corrupção ativa e passiva, recepção qualificada e crime contra a saúde pública e contra as relações de consumo.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo