22/08/2023
Segurança

PF lança programa “carbono neutro” e inicia plantio de árvores

imagem-9644

Guarapuava – Hoje, 22, todas as delegacias da Polícia Federal no Paraná promovem o plantio de 9 mil espécies arbóreas nativas, no âmbito “Programa Carbono Neutro”, da PF. Trata-se de um mecanismo para neutralizar e reduzir as próprias emissões de gases de efeito estufa (principalmente o gás carbônico – CO2), tendo por objetivo diminuir o impacto ambiental e agir de maneira responsável para controlar os efeitos produzidos nas mudanças climáticas do planeta. Com esta medida o órgão pretende não só recuperar áreas degradadas, mas também manter a biodiversidade.
Motivada pela grande relevância do tema, a Polícia Federal aderiu ao Programa Brasileiro “GHG Protocol” (Greenhouse Gas Protocol), que tem por objetivo incrementar a capacidade técnica e institucional de governos, empresas e entidades no gerenciamento de suas emissões de gases de efeito estufa (GEEs). A PF é o primeiro órgão governamental brasileiro a subscrever e a implantar esta medida.
Foi elaborado pela PF um “Inventário das Emissões de Gases de Efeito Estufa” relativo ao ano de 2007, com o objetivo era estudar as emissões de GEEs produzidos pelas atividades e dimensionar quantas árvores o órgão precisaria plantar para neutralizar os danos provocados por atividades como transporte, viagens, uso de papel e de energia elétrica. Com este estudo a Polícia Federal passou a ter conhecimento do seu impacto na poluição da Terra, e adotou medidas para compensar o dano.
O resultado deste inventário mostrou que no total, ao longo de 2007, a Polícia Federal emitiu aproximadamente 17.355 toneladas de gás carbônico. Para compensar toda essa poluição e chegar ao cálculo do número de árvores necessárias para compensar as emissões de GEEs, foi utilizado o índice de 1,7 árvores por tonelada de CO2. Assim, em 2008 foram plantadas 30.114 mudas, com a expectativa que 27.376 árvores cheguem à idade adulta. Para 2009 chegou-se ao consenso que cada delegacia do Brasil plantará 1000 mudas, totalizando assim 83 mil e quase triplicando a quantidade plantada no ano anterior.
A Polícia Federal também está buscando reduzir seu impacto sobre o meio ambiente com adoção de outros projetos, como a coleta seletiva de lixo para fins de reciclagem, construção de prédios ecológicos, uso mais racional de recursos e lavagem de viaturas com aproveitamento de águas da chuva.
Em Guarapuava, o lançamento do Programa Carbono Neutro da Polícia Federal, em parceria com a Prefeitura Municipal de Guarapuava através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ocorreu no Centro de Educação Ambiental João Luiz Toledo – Parque das Araucárias, onde neste local, alunos da 4ª série da Escola Municipal Abílio Fabriciano de Oliveira plantaram as primeiras das 1000 mudas que serão plantadas em Guarapuava neste ano de 2009.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.