22/08/2023



Brasil Política

PGR pede abertura de inquérito para investigar Bolsonaro por prevaricação

Pedido ocorre após ministra Rosa Weber, do STF, cobrar posição da PGR sobre a notícia-crime apresentada, sobre investigação apurada pela CPI

bolsonaro

Pedido ocorre após ministra Rosa Weber, do STF, cobrar posição da PGR sobre a notícia-crime apresentada, sobre investigação apurada pela CPI (Foto: Agência Brasil)

A Procuradoria-Geral da República pediu nesta sexta, (2) a abertura de um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar o presidente Jair Bolsonaro por prevaricação no caso da compra da vacina Covaxin.

De acordo com o deputado Luis Miranda (DEM-DF), ele e o irmão, o servidor Luis Ricardo Miranda, avisaram Bolsonaro em uma reunião no dia 20 de março sobre suspeitas de irregularidades na compra do imunizante. Assim, conforme informações do G1, a investigação buscará esclarecer se Bolsonaro prevaricou diante da denúncia, ou seja, não tomou as medidas cabíveis.

O pedido da PGR ocorre após a ministra Rosa Weber, do STF, cobrar uma posição da procuradoria sobre a notícia-crime apresentada por três senadores ao STF. Os senadores pediram a investigação de fatos apurados pela CPI da Covid. Contudo, a PGR havia pedido para aguardar a conclusão da CPI. Entretanto, a ministra afirmou que a apuração da comissão não impede a atuação do Ministério Público Federal.

PEDIDO PGR

No pedido, o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, afirma se faz necessário esclarecer as circunstâncias do eventual aviso que teria sido dado ao presidente. Isso ajudaria a revelar se o fato configura o crime de prevaricação. Além disso, se Bolsonaro teria que ter agido, já que se trata de um crime cometido por funcionários públicos. Outra questão levantada é se há indícios de que o delito teria sido cometido para satisfazer interesse próprio.

Por fim, Medeiros quer os depoimentos dos envolvidos, entre eles, o presidente e os irmãos Miranda. O Supremo ainda discute se o presidente pode prestar depoimento por escrito ou precisa ser presencial.

(*Com informações do G1)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo