22/08/2023



Segurança

PIG deve levar 4 meses para reparar os estragos da rebelião

imagem-62491

Bárbara Franco

A Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG) deve demorar pelo menos 4 meses para ser completamente reestruturada após a série de estragos causados por presos durante a rebelião desta semana. De acordo com o diretor interino, Aclinio José Amaral, no momento está sendo realizada a separação de materiais que ainda podem ser aproveitados dentro da penitenciaria. “Está sendo separado todo o lixo deixado pela rebelião e também uma triagem para ver quais presos se encaixam no perfil da PIG”.

Destruídas por rebelados, fábricas da PIG vendiam para todo Brasil
Equipe de Curitiba assume diretoria da PIG, em Guarapuava

Amaral conta que a limpeza está sendo realizada pelos agentes penitenciários e por alguns detentos do semiaberto. Entre os entulhos estão luvas queimadas, máquinas de costura e outros equipamentos industriais.

Após a rebelião, a penitenciária conta com 204 presos e 14 agentes realizando os trabalhos diretamente com os detentos. Dos presos, 31 foram transferidos para penitenciarias de todo estado. 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo