As visitas presenciais nas unidades prisionais do Paraná – suspensas desde março de 2020 devido à pandemia – retornam a partir deste sábado (6), de forma gradual e com agendamento prévio. Em Guarapuava, a Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG) e a Penitenciária Estadual de Guarapuava – Unidade de Progressão (PEG-UP) começam a receber as visitas seguindo os protocolos estabelecidos pelo Departamento de Polícia Penal (Deppen).
Desse modo, o preso e o familiar deverão estar com o ciclo completo da vacinação. A determinação se deu após um trabalho de planejamento, que contou com a participação de diversos órgãos. Assim, ficou decidido que é possível retomar a visitação de familiares com segurança. Contudo, a visitação para os presos recolhidos na 14ª SDP está prevista para retornar apenas em dezembro.
De acordo com as informações, neste primeiro momento, somente familiares que já possuem credencial de visitas poderão entrar nas unidades prisionais. Ainda assim, a entrada se dará de forma agendada, por e-mail ou telefone, com o objetivo de evitar aglomerações.
UM POR VEZ
Neste início, cada preso poderá receber apenas um visitante por vez. Além disso, cada fim de semana permite a entrada de um público familiar diferente, conforme portaria. Os dias de visitação serão sempre às sextas, sábados e domingos. Cada visitante poderá permanecer no interior dos estabelecimentos prisionais por no máximo uma hora.
PROIBIÇÕES
Não ficou permitida a entrada de pessoas menores de 18 anos e gestantes. Para estes públicos, durante dois fins de semana por mês, será permitida a visitação na modalidade virtual, que também ocorrerá por agendamento. A visita íntima não teve liberação neste primeiro momento.
Ainda está proibida a entrada de alimentos e bebidas, ou qualquer outro item durante o horário de visitação. Assim como de pessoas com a credencial de visitas inativa, que não possuam agendamento prévio para visitação. Por fim, também fica impedida a entrada daqueles que não apresentem o comprovante de vacinação completo, com as duas doses ou dose única.
Leia outras notícias no Portal RSN.