22/08/2023



Comunidade Cotidiano Região

Pinhão celebra aniversário de 57 anos nesta quarta (15)

Em 1965, o primeiro prefeito, Ozires Seiler Roriz foi empossado. E agora, cerca de 30.208 moradores compartilham da trajetória do município

Página-Naer-03

Arquivo de fotos antigas da cidade relembram as paisagens do município (Foto: Prefeitura de Pinhão)

Se relembrar é viver, o aniversário é a data que marca as memórias de vida. Desse modo, com os municípios não é diferente. Com 57 anos, Pinhão celebra nesta quarta (15), mais um ano de história. Em 15 de dezembro de 1965, o primeiro prefeito, Ozires Seiler Roriz foi empossado, e assim, marcou o nascimento do município.

E desde então, outros moradores vieram para Pinhão e encontraram um lugar para construir um lar. A dona Otilía da Silveira Gomes de 66 anos é pinhaoense e viu parte desta história sendo escrita. “Antes o município era enorme porque era junto com Guarapuava e tinha poucas coisas. Agora vemos as mudanças grandes desses tempos pra cá. Depois que dividiram, começou a melhorar”.

Ela ainda conta que essa melhora é visível em Pinhão, que separou-se de Guarapuava em 1964. Dessa forma, o município se emancipou e pode se consolidar. “Temos muito a recordar. Na educação, não tínhamos professores e com a quarta série podia dar aula sem ter formação. Hoje, as crianças se formam no segundo grau e saem embarcada de casa para escola. E até vão pra faculdade em Guarapuava. Não precisa sair do Pinhão, para ter acesso a tudo.”

Além disso, para ela, a paisagem também mudou. Ao andar pela cidade, Dona Otilía via as casinhas distantes umas das outras. O problema era quando alguém ficava doente.

Era sofrido, se precisasse de médico, não existia. No começo, tinha que ir para Guarapuava se precisasse de atendimento. Era difícil, tinha que ir de carroça. Hoje, tem até postinho no interior! Está uma mudança enorme! Tenho muito orgulho, eu amo Pinhão.

Porém, o início da cidade não começou na emancipação. Os indígenas foram os primeiros moradores da Região. Eles tinham aldeias que ficavam nos Campos de Pinhão. Conforme as informações, naquele local surgiu um pequeno povoado com o nome de Vila Nova do Pinhão. Em 1819, o rei de Portugal D. João VI mandou levantar o Marco Régio e medir quatro sesmarias nos campos.

No entanto, em 1844, os primeiros moradores, Silvério de Oliveira e a mulher, Antônia Maria de Jesus, doaram para os filhos, um imóvel denominado Pinhão. Estes lutaram com os indígenas, e em seguida, eles construíram para a defesa, uma grande casa toda de pedra, onde se alojaram.

Por isso, nesse aniversário, o Prefeito de Pinhão, José Vitorino Prestes ressaltou a trajetória do município. “Uma grande história, de lutas, mudanças, sonhos e objetivos! Terra de um povo guerreiro, na labuta diária em busca do pleno desenvolvimento. Parabéns povo de Pinhão pelos 57 anos de Emancipação!”

Por fim, o nome do município veio do fruto do pinheiro, a árvore em grande quantidade que dominava a Região. Agora, é também o símbolo de lar e conquista para cerca de 30.208 moradores de Pinhão.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo