A administração de Pinhão está integrando a comissão de municípios que discute a liberação de balsa que fazia a travessia com o município de Cruz Machado. Segundo informações da assessoria de imprensa local, há duas semanas uma operação da Marinha do Brasil interditou balsas que estão sobre a responsabilidade do município vizinho, inclusive a que faz a ligação com Pinhão.
A medida prejudicou moradores da região, segundo a assessoria, sobretudo aqueles que moram em comunidades vizinhas e precisam se deslocar para o outro lado do Alagado de Foz do Areia. A travessia mais próxima é a ponte da localidade de Três Barras, porém os custos da viagem aumentam em virtude da longa distância.
Para isso, a comissão da qual Pinhão faz parte, se reuniu na última sexta feira (25), buscando soluções urgentes. Na ocasião, representantes de Cruz Machado e da Companhia Paranaense de Energia (Copel) definiram ações para adequar as estruturas conforme as exigências da Marinha. A Companhia de energia é responsável pela reforma de balsas, inclusive de diversas que pertencem ao município vizinho.
“A situação preocupou porque a balsa é um meio de transporte diário para dezenas de pessoas que precisam se deslocar entre os municípios. Mesmo não sendo uma propriedade da Prefeitura de Pinhão, estamos empenhados em contribuir para agilizar a liberação destas balsas”, declarou o prefeito de Pinhão em exercício, Beraldo Nunes do Amaral.