22/08/2023


Agronegócio Economia Região

Pinhão regulariza novas indústrias familiares

Objetivo é gerar renda no campo e movimentar o comércio na cidade

agroindustria 1

(Foto: Ascom/Prefeitura de Pinhão)

A produção da agricultura familiar está ganhando mercado na atual administração do município de Pinhão. Depois dos resultados positivos apresentados com o primeiro abate de 100 frangos na Agroindústria Familiar Recanto Feliz, localizada na Vila Rural, a prefeitura dá novo passo para incentivar o modelo de industrialização e aumentar a geração de emprego e renda.

Atualmente duas agroindústrias familiares estão em processo de formalização: uma de embutidos na localidade de Arroio Bonito e outra de beneficiamento de mel, na comunidade de Todos os Santos. Segundo o diretor de agroindústrias de Pinhão, Sandro Nunes o objetivo é promover esse tipo de produção dentro e fora do município.

“Em breve pretendemos implantar a ‘Rota das Agroindústrias’. O objetivo é levar pessoas da nossa comunidade e de outros municípios para conhecer como é a produção destas estruturas familiares”.

(Foto: Ascom/Prefeitura de Pinhão)

De acordo com o prefeito Odir Gotardo, com o programa de incentivo às agroindústrias, várias famílias que vivem do meio rural estão agregando valor à produção e diversos produtos já podem ser encontrados nos supermercados locais.

“Ao apoiar a formalização destas agroindústrias possibilitamos que as famílias comercializem os produtos em qualquer mercado, gerando renda para o homem do campo e movimentando o comércio da cidade”.

O primeiro passo foi dado em 2017 com a atualização da lei do SIM, Sistema de Inspeção Municipal. Depois disso ocorreu a certificação e a rotulagem para as primeiras agroindústrias formalizadas no município.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo