*Informe publicitário.
O município de Pinhão registrou em 2018, a menor taxa de mortalidade infantil da história. Atingiu pela primeira vez o índice de apenas um dígito: 9,68 mortes de menores de um ano de idade por mil nascidos vivos. Os números são do sistema de informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde.
“Isso é uma grande conquista que advém de um trabalho diário e em conjunto”, comemora o vice-prefeito Beraldo Nunes do Amaral, que foi secretário de Saúde nos dois primeiros anos da atual gestão.
Em 2000, os dados apontavam um o índice de mortalidade infantil assustador: 43,75 mortes de menores de um ano de idade por mil nascidos vivos. Depois a taxa de mortalidade variou. Em 2012 ficou em 16 e voltou a subir para 22,38 em 2013.
A mortalidade infantil é indicador das condições de vida e saúde da população. As causas dos óbitos são, na maioria, potencialmente evitáveis por ação oportuna e adequada dos serviços de saúde.
“Vamos trabalhar para que esses números diminuam ainda mais, com muita atenção a qualidade da assistência disponibilizada para os pinhãoenses”, destaca o novo secretário de Saúde, Ivonei Oliveira Lima.