22/08/2023



Região Saúde

Pinhão tem menor taxa de mortalidade infantil da história

Em 18 anos índice de mortalidade infantil passou de 43,75 para 9,68 no município

MATERNIDADE 2

*Informe publicitário.

O município de Pinhão registrou em 2018, a menor taxa de mortalidade infantil da história. Atingiu pela primeira vez o índice de apenas um dígito: 9,68 mortes de menores de um ano de idade por mil nascidos vivos. Os números são do sistema de informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde.

“Isso é uma grande conquista que advém de um trabalho diário e em conjunto”, comemora o vice-prefeito Beraldo Nunes do Amaral, que foi secretário de Saúde nos dois primeiros anos da atual gestão.

Projeto Mamãe Saudável Bebê Feliz (Foto: Ascom/Prefeitura de Pinhão)

Em 2000, os dados apontavam um o índice de mortalidade infantil assustador: 43,75 mortes de menores de um ano de idade por mil nascidos vivos. Depois a taxa de mortalidade variou. Em 2012 ficou em 16 e voltou a subir para 22,38 em 2013.

A mortalidade infantil é indicador das condições de vida e saúde da população. As causas dos óbitos são, na maioria, potencialmente evitáveis por ação oportuna e adequada dos serviços de saúde.

“Vamos trabalhar para que esses números diminuam ainda mais, com muita atenção a qualidade da assistência disponibilizada para os pinhãoenses”, destaca o novo secretário de Saúde, Ivonei Oliveira Lima.

Projeto Mamãe Saudável Bebê Feliz (Foto: Ascom/Prefeitura de Pinhão)

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo