Pinhão – O Departamento de Cultura, antes vinculado à Secretaria de Esporte, agora faz parte da Secretaria de Educação. O professor de História Jorge Nei Neves (foto) assumiu o cargo de diretor do departamento e já está trabalhando na elaboração de projetos e na organização dos setores.
Integram o departamento de cultura, a Banda Municipal, Casa do Artesão, Biblioteca Cidadã, e o Museu. Entre os projetos estão cursos de música com aulas de violão e teclado, formação de um grupo de teatro e grupo de dança.
Jorge explica que os projetos serão destinados a todas as pessoas da comunidade. Muitas pessoas pensam que os serviços da biblioteca, Casa do Artesão, e os demais projetos são direcionados apenas para os estudantes, e não é. Qualquer cidadão pode e deve participar, informa.
Para ele, o fato de Pinhão contar com um departamento de cultura já é uma vitória. Temos uma cultura muito vasta e pouco trabalhada. Termos a Casa da Cultura já é uma conquista, e queremos incentivar ainda mais as pessoas a gostarem da nossa cultura.
Na semana em que inicia as aulas, será realizado um concurso de desenho para escolher um logotipo (símbolo) para a Biblioteca Cidadã. O logo vencedor será pintado na parede externa da biblioteca. E irão participar alunos da 3ª e 4ª séries das escolas municipais, explicou Jorge.
A biblioteca que foi inaugurada no final do ano passado, ainda está tendo os livros catalogados e em breve deve ser aberta ao público para consultas e empréstimos. O museu será instalado junto à Casa da Cultura situada na Travessa Pastor João Batista Rocha em frente à Secretaria de Agricultura. O museu também deve permanecer fechado por um tempo até ser reorganizado e depois aberto à visitação inclusive aos sábados e domingos para que as pessoas que trabalham durante a semana possam ter a oportunidade de conhecer o nosso acervo histórico, disse ele.
Na Casa do Artesão serão oferecidas oficinas de pintura em tela, pintura de tecido, bordados entre outros. A Casa do Artesão deve permanecer no mesmo local onde oferece à população diversas oficinas, e é também um espaço onde os artistas podem expor os seus trabalhos, disse o diretor.
Quanto à Banda Municipal, Jorge pretende dar sequência ao bom trabalho que a banda vem demonstrando. Permanece o maestro Rodrigo, e com certeza a banda terá esse ano um desempenho melhor ainda que nos anos anteriores, disse.
Fonte:Fatos do Iguaçu