22/08/2023



Geral Região

Pinhão terá projeto piloto da Cohapar para regularizar lotes

imagem-110683

Da Redação, com Assessoria/Cohapar

Pinhão –  O município de Pinhão sera o primeiro no Paraná a receber os benefícios do programa Morar Legal Paraná, a ser lançado pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). Para tratar dos detalhes, o prefeito Dirceu Oliveieira reuniu-se com o diretor de Regularização Fundiária da Cohapar, Nelson Cordeiro Justus. O projeto piloto vai regularizar 700 lotes no município. Para isso, a Cohapar vai contratar, através de processo licitatório, uma empresa especializada para realizar o trabalho de regularização fundiária nos municípios do Paraná. “Vamos começar por Pinhão, que está com toda documentação encaminhada. Os mutuários pagarão apenas R$ 50 por mês pela documentação. Tudo isso vai acontecer graças ao apoio total do Governo do Estado, que financiará esse investimento com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza”, explica Justus. “Nossa meta é contemplar entre 10 a 20 municípios nessa primeira etapa”, estima o diretor.

Segundo o prefeito Dirceu Oliveira, a iniciativa é encarada como uma das prioridades da administração municipal. “Hoje temos cerca de cinco mil lotes irregulares na cidade, que representa 70% do município, sendo que 300 unidades já estão sendo regularizados pela prefeitura”, conta. As famílias beneficiadas são de grande vulnerabilidade social, por isso não conseguem pagar pela documentação dos seus imóveis. “Temos também o caso de escolas que não recebem recursos em função da falta de documentação do imóvel. Com a parceria da Cohapar, vamos conseguir atender esta demanda”, complementa o prefeito.

Além dos projetos de regularização fundiária, outras 100 famílias estão sendo beneficiadas com moradias urbanas e rurais no município. São 50 casas urbanas e 32 rurais entregues recentemente, além de outras 18 unidades rurais em obras. Somados, os projetos representam investimentos de R$ 2,7 milhões em recursos dos governos federal, estadual e municipal. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo