O simples ato de empinar pipa, tão comum durante as férias escolares, tem gerado sérios problemas em Guarapuava. Somente entre janeiro e junho deste ano, 468 clientes ficaram temporariamente sem energia elétrica após pipas enroscarem na rede de distribuição da Energisa Sul-Sudeste.
Com a chegada da temporada de ventos, típica dos meses de julho e agosto, a concessionária reforça o alerta: a brincadeira só é segura quando feita longe dos fios de alta tensão, sem uso de cerol ou materiais metálicos.
Rodrigo Pontes, coordenador de Saúde e Segurança da Energisa, explica. “Além de ser temporada de férias, a incidência dos ventos é maior, o que faz com que crianças e até adultos passem horas nessa diversão. O problema é que nem todos consideram as orientações para uma brincadeira segura: longe da rede elétrica e sem uso de cerol e outros materiais cortantes.”
Além do risco de choques, empinar pipas em dias de chuva ou com raios também representa perigo. A pipa pode se tornar o ponto mais alto da área e atrair descargas elétricas. Por isso, a empresa orienta que, caso o brinquedo fique preso nos fios, nunca se deve tentar retirá-lo.
A orientação vale principalmente para os pais e responsáveis, que devem fiscalizar onde e como as crianças estão soltando pipas. “Não basta proibir a brincadeira. É indispensável que cada um oriente as crianças de se seu convívio e fiscalize para que brinquem com segurança.”
Leia outras notícias no Portal RSN.