Da Redação, com Assessoria
Guarapuava – Entre os assuntos que serão tratados durante a reunião da Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite do Sindicato Rural de Guarapuava, no dia 17 de outubro, está o programa Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Cooperativismo e Associativismo Rural (Pisacoop), desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e no Paraná executado pela empresa Serviço de Inteligência em Agronegócios (SIA).
“Como o próprio nome diz, o programa busca uma integração de todas as atividades dentro da propriedade. Nós vamos até a propriedade, fazemos um diagnóstico de toda a infraestrutura, uso do solo, distribuição, rebanho, mão-de-obra, maquinários, etc. Depois disso, é feito um planejamento dessa propriedade e numa segunda visita a gente retorna com sugestões de melhorias. Acompanhamos essas mudanças, verificando os resultados”, explica o engenheiro agrônomo Jean Carlos Mezzalira, supervisor técnico da SIA.
No Estado, o Pisacoop já está sendo executado desde 2014 e chega este ano em Guarapuava. Com o objetivo de difundir práticas agropecuárias sustentáveis, econômicas e sociais, o programa é gratuito e pode ser aplicado em qualquer atividade rural. Em Guarapuava, será realizado em quatro propriedades de bovinocultura de leite.
Os interessados no programa devem participar da reunião. O encontro é gratuito e aberto a todos os produtores de leite. Outras informações pelo telefone (42) 3623-1115.