O município de Pitanga, sede da Região Administrativa do Centro do Paraná, vai sediar também o novo Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS). A entidade encontra-se em fase de documentação administrativa.
“Estamos elaborando as leis que serão encaminhadas à Câmara. Tudo está sendo agilizado”, disse o prefeito de Pitanga Altair Zampier (foto) à RSN. De acordo com o prefeito o novo consórcio será composto, inicialmente, por 7 municípios: Pitanga, Manoel Ribas, Santa Maria do Oeste, Nova Tebas, Mato Rico, Boa Ventura de São Roque e Nova Tebas. “Outros prefeitos já estão entrando em contato e devem aderir ao Consócio”, afirma Zampier.
A previsão é de que o novo consórcio de saúde esteja em funcionamento num prazo máximo de seis meses.
Para o prefeito, o desmembramento do CIS de Guarapuava é processo natural e tem como “pano de fundo” o desenvolvimento da região.
“Precisamos recuperar o tempo perdido. Não queremos continuar sendo uma simples colônia de Guarapuava e continuar à mercê de uma política com visão feudal. Chegou a hora de buscar um resultado melhor para atendimento também na área da saúde com a implantação de um hospital regional”, afirmou.
REGIÃO ADMINISTRATIVA
O projeto de lei que cria a Região Administrativa do Centro do Paraná, foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado e homologado pelo ex-governador Orlando Pessuti ainda em dezembro de 2010..
Com a criação da Região Administrativa que ainda precisa ser reconhecida pelo governador eleito Beto Richa (PSDB), caso isso aconteça, haverá a implantação dos núcleos regionais do Governo do Estado em Pitanga.