Mais uma pessoa morreu em decorrência da dengue em Pitanga. A nota emitida pela Prefeitura Municipal nesta segunda (1°) aponta que esta já é a segunda morte provocada pela doença que deixou o município em uma situação crítica. Conforme a Prefeitura Municipal, um idoso de 78 anos morreu no dia 24 de março. Na última segunda (25), a prefeitura já havia emitido uma nota sobre a primeira morte, um paciente de 62 anos que estava internado em Guarapuava.
Neste momento, expressamos nossas condolências à família enlutada e reforçamos nosso compromisso em intensificar as ações de combate ao mosquito transmissor, bem como em promover a conscientização da população. Ressaltamos a importância da colaboração de todos os munícipes nesta luta contra a Dengue. Pedimos que redobrem os cuidados em seus lares, eliminando qualquer local propício à proliferação do mosquito, e que estejam atentos aos sintomas da doença, buscando atendimento médico caso necessário.
Pitanga já declarou situação de emergência devido à ocorrência de doenças infecciosas virais, no caso a dengue. Até agora, o município soma 472 casos confirmados. Por isso, a Administração Municipal promoveu diversas ações como blitz, mutirão e aplicação de inseticida, para conter o avanço da doença.
Na 5ª Regional de Saúde, Prudentópolis confirmou uma morte por dengue. Guarapuava não confirmou mortes, mas tem 211 casos, além de 27 em investigação e 244 notificações.
Na última semana, o Paraná registrou mais 22.767 casos e 18 mortes. Com esta atualização, o Estado soma agora 135.961 casos e 77 mortes em todo o Estado neste período sazonal (2023/2024). Ainda nesta semana, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai divulgar um novo boletim epidemiológico atualizado.
Leia outras notícias no Portal RSN.