Pitanga e Foz do Jordão estão entre os 25 municípios paranaenses que subiram de colocação no ranking do Mapa do Turismo Brasileiro, atualizado pelo Ministério do Turismo.
De acordo com a nova categorização, esse municípios tiveram crescimento econômico pelo setor, seja por terem aumentado o número de empregos através do turismo, ampliado os estabelecimentos formais de hospedagem ou o fluxo de turistas domésticos e internacionais.
Traduzindo em números, essa atualização vai permitir o aporte financeiro com recursos do Ministério do Turismo. Foz do Jordão, por exemplo, receberá até R$ 150 mil por ano e hoje está na categoria D. Já Pitanga, que subiu para a categoria C, terá um limite anual de R$ 400 mil. O Paraná conta com 283 cidades no Mapa do Turismo Brasileiro, classificadas da seguinte maneira: A (02), B (09), C (35), D (179) e E (58).
Em Foz do Jordão há o Alagado, enquanto em Pitanga existe o Caminho de Peabiru, rota indígena que ligava o litoral brasileiro à Cordilheira dos Andes, no Peru.
Segundo a portaria 39/2017 do MTur, somente municípios classificados entre ‘A’ e ‘D’ podem pleitear apoio a eventos geradores de fluxo turístico. Todos os municípios – de A a E – estão aptos a pleitear recursos de infraestrutura, como construção de estradas e rodovias de interesse turístico; orlas e terminais fluviais, lacustres ou marítimos; reforma de terminais rodoviários intermunicipais e interestaduais, de aeroportos, ferrovias e estações férreas de interesse turístico; sinalização turística, entre outros.
Por outro lado, outros 17 municípios do estado tiveram redução em suas categorias – Arapoti, Araruna, Araucária, Boa Esperança, Cambira, Campo Magro, Goioerê, Ivaiporã, Luiziana, Maria Helena, Medianeira, Moreira Sales, Querência do Norte, Rancho Alegre, Santa Terezinha do Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Sertaneja.
As novas categorias já estão disponíveis no endereço www.mapa.turismo.gov.br .