22/08/2023


Comunidade Cotidiano Região

Pitanga e Laranjeiras do Sul correm risco de racionamento ou rodízio

O Rio Leão e o Arroio Simões em Laranjeiras do Sul, e o Rio Ernesto e o poço que abastecem a população de Pitanga, estão com níveis críticos

destaque agua

Pitanga e Laranjeiras do Sul correm risco de racionamento ou rodízio (Foto: Sanepar)

A Sanepar informa que, devido à estiagem que ocorre no Paraná, uma das mais intensas das últimas décadas, o nível de água de rios e poços em todo o Estado está sendo muito afetado. Em algumas Regiões já há municípios onde foi necessário implantar sistema de rodízio.

Assim, o Rio Leão e o Arroio Simões, mananciais de abastecimento do município de Laranjeiras do Sul, e o Rio Ernesto e o poço que abastecem a população de Pitanga, também estão com níveis bastante críticos.

 

RISCO DE RODÍZIO

A Sanepar pede que os moradores dessas duas cidades façam uso restrito da água. Há possibilidade de implantação de rodízios em Laranjeiras do Sul e em Pitanga caso a estiagem se mantenha e não ocorram chuvas significativas nas próximas semanas.

Rio Leão, em Laranjeiras do Sul, apresenta nível crítico devido à estiagem (Foto: Sanepar)

USO INTELIGENTE

O uso consciente e racional da água, neste momento, é imprescindível. De acordo com a Sanepar, a água tratada deve ser utilizada, prioritariamente, para alimentação e higiene. A empresa pede que a população não use água tratada para lavar pisos, carros, calçadas, telhados.

Além disso, reutilize a água de lavagem das roupas para lavar pisos e tapetes. E a água de enxágue das roupas para regar jardins e plantas. A Sanepar também orienta que a população adie a lavagem de itens como cortinas e cobertores.

OUTRAS DICAS

Na rotina diária, reduza o consumo. Ao lavar as mãos, escovar os dentes, lavar a louça e fazer a barba, deixe a torneira fechada e só abra quando necessário. Conforme a empresa, uma torneira aberta enquanto se escova os dentes, faz a barba ou ensaboa a louça, gasta de 20 a 30 litros de água tratada por minuto.

Assim, guarde em bacias a água da lavagem de frutas e verduras para reutilizar em outras atividades. Tome banhos mais curtos: um banho de apenas cinco minutos gasta de 70 a 100 litros de água por minuto. Além disso, conserte torneiras e encanamentos que estejam vazando. Estima-se que uma torneira gotejando desperdiça de 45 a 100 litros de água por dia.

Captação da Sanepar no Rio Ernesto, em Pitanga: possibilidade de rodízio não é descartada (Foto: Sanepar)

Imóveis sem reservatório domiciliar tendem a ficar mais tempo desabastecidos quando há falta de água na rede por algum motivo. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) orienta que os imóveis tenham caixa d’água com capacidade de, pelo menos, 500 litros (suficiente para atender à demanda básica de até quatro pessoas por residência).

A orientação é evitar desperdícios. O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Por fim, ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo