Com Layne Santos
Pitanga – O prefeito de Pitanga, Maicol Callegari Barbosa, segue em Curitiba com os compromissos pela busca de alternativas para as melhorias necessárias nos atendimentos realizados na saúde pública de Pitanga.
Na Secretaria de Estado da Saúde do Paraná nessa última quarta (07), o prefeito Maicol participou de reunião com o diretor geral, Sezifredo Paz e sua equipe técnica, a médica Beatriz Ferreira Monteiro e Raquel Mazetti Castro, ambas lotadas na Diretoria de Urgência (DPUE), para tratar assuntos sobre os atendimentos aos pacientes em situações de urgência.
"A carência de profissionais especializados para atendimento via SUS, também na área neurológica e de urgências, é muito grande. É preciso fazermos um trabalho integrado com os consórcios que existem dentro da 5ª Regional de Saúde, e com os hospitais da região", explicou o prefeito Maicol.
"Ficamos muito contentes com a presença do prefeito Maicol Callegari Barbosa, e pretendemos daqui pra frente, termos uma relação bem mais próxima, no sentido de justamente, promover avanços na melhoria da saúde da população. E, isso vai ter que passar (já que nós estamos falando pela Diretoria de Urgência), à começarmos uma conversa pela implantação do SAMU na região, que vai ser a alavanca para, de fato, estruturar toda a rede de urgência. Então a partir de agora, com o investimento da prefeitura, e a intenção do prefeito em 'melhorias', nós vamos investir para que tudo melhore para a população de Pitanga", destacou Beatriz Monteiro.
A 'conversa' sugerida pela Direção de Urgência, compete também aos demais municípios vizinhos de Pitanga, que integram a região central e que usufruem dos serviços do Hospital São Vicente de Paulo. Quanto à esta integração, para alcançarem êxito na proposta de implantação do SAMU (Serviço Atendimento Móvel de Urgência), Beatriz Monteiro, comentou confiante:
"(..) Com certeza, daqui para frente, agora, nós já temos conhecimento com o prefeito Maicol e nós vamos buscar uma melhoria, com a implementação de alguns avanços. Temos certo de que, vai dar certo", completou a médica do DPUE.
Nas próximas semanas outras reuniões serão realizadas com a participação dos demais municípios, para esclarecerem sobre a implantação do SAMU.