A prevenção e o combate a dengue pautou palestra no município de Pitanga. Por solicitação da administração municipal a Vigilância Sanitária do município recebeu profissionais da 5ª Regional de Saúde.
O coordenador do programa nacional de Controle da Dengue, Rilson Motta, falou com agentes de saúde, discutindo o trabalho que será desenvolvido com agentes comunitários de saúde que vão rientar a população sobre a prevenção e eliminação de focos que hospedam os mosquitos causadores da dengue. Um levantamento do índice de contaminação será realizado em Pitanga.
O impacto dessa doença sobre a população humana é notado, não só pelo desconforto que causa, como pela perda de vidas, principalmente entre crianças. Normalmente, as pessoas infectadas com o vírus da dengue são assintomáticas (cerca de 80%) ou apenas apresentam sintomas leves, como uma febre simples. Outros pacientes apresentam a doença de modo mais grave (5%) e uma pequena proporção tem risco de morte. A fase febril envolve febre alta, potencialmente acima de 40° C, associada a dor de cabeça e dor generalizada; esta fase geralmente dura de dois a sete dias