22/08/2023



Geral

Plano de ação é criado para tentar resolver problemas com animais de rua

imagem-92293

 Bárbara Franco

Uma reunião realizada na tarde desta quarta feira (20), na Secretaria de Assistência Social, definiu estratégias para tentar solucionar problemas com animais de rua em Guarapuava. O encontro reuniu membros da União Guarapuavana das Associações de Moradores (Ugam), Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig),  cinco secretarias municipais, Unicentro e as ongs Pata com Pata, Spag entre outras entidades, além do vereador  Marcio Carneiro.

Para o secretário do Meio Ambiente, Celso Araujo, as soluções devem ser discutidas e desenvolvidas em conjunto, para que a solução seja prática e imediata. “ A principal ação é a orientação e conscientização da comunidade”.

A reunião avaliou e selecionou as propostas levadas por cada entidade e secretaria. Durante as discussões o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, declarou que o poder público se coloca à disposição por meio das cinco secretarias para encontrar uma solução prática. “ Temos que achar uma alternativa eficaz,  a população tem reclamado bastante sobre a quantidade de animais abandonados nas ruas de Guarapuava”.

Os participantes decidiram que uma comissão formada por representantes da secretaria de Educação, Meio Ambiente, Agricultura, Unicentro e as ongs Pata com Pata, Spag, vai elaborar um plano de ação conjunto, para efetuar um trabalho de informação para  pais e filhos.

Segundo a presidente da ong Patas com Patas, Mirian Gonsalves Vieira, a principal missão do plano de ação é concientizar as pessoas, principalmente as crianças da importância de ter e cuidar de um animal. “ Instruir os pequenos é fundamental, pois eles se tornaram um adulto com outra mentalidade em relação ao bem estar das pessoas e animais”. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo