Jonas Laskouski
Guarapuava – Muita gente torceu o nariz, mas nada como ver o quintal da nossa casa – aquele com a mesma cara há quase 30 anos – todo repaginado, muito mais bonito e finalmente mais acessível. Ainda mais quando esse quintal é o cartão-postal mais querido e tradicional de Guarapuava. Aquele bem no meio da cidade. Polêmicas à parte, com a retirada das velhas (e agora saudosas) árvores do calçamento e que precisaram dar lugar aos novos pavers acessíveis, a cara da nova Lagoa das Lágrimas está bacana, de verdade. A RSN esteve lá na tarde desta quarta (28) para acompanhar o plantio de algumas das novas árvores que, qando mostrarem o verde e as cores a que vieram, aí meu amigo e minha amiga, vamos nos dar conta que valeu a pena o investimento.
Na verdade, as melhorias já começam a ser notadas por quem usa o espaço para caminhada, corrida e os simples e sempre deliciosos passeios. Antes, em muitos pontos, as calçadas estavam danificadas pelo fato de as raízes daquelas antigas árvores crescerem lateralmente, colocando em risco, inclusive, os pedestres que por ali caminham. Sentiremos saudades da sombra, principalmente no verão? Óbvio! Mas é por pouco tempo, e que nos agradeçam as próximas gerações. Novas espécies foram plantadas, não em canteiros planejados no novo calçamento, e sim bem ao lado dos novos acessos. E essas árvores, de nome Liquidambar (Liquidambar styracislua) quando estiverem 'prontas' irão proporcionar a mesma sombra que deixou saudade, mas numa roupagem, ou melhor, folhagem, muito mais bonita (e com raízes que crescem para baixo e não para os lados). Tenha calma, bote fé. Vai valer a pena. (Sabe quando a gente resolve reformar um cômodo da casa ou a casa inteira e aquilo parece que não vai acabar nunca? E a sujeira nunca acaba? E é pó pra todo lado? E no final fica do jeitinho que a gente sonhou? É mais ou menos assim)
Além delas, todo o gramado da Lagoa será palco para a explosão de cores de ipês-amarelos mirins (Handroanthus chrysotrichos) e também de cerejeiras japonesas (Prunus campanulata), proporcionando a todos os guarapuavanos e turistas, inúmeros motivos para selfies e fotografias, e também orgulho e admiração.
Alunos da Escola Municipal Padre Estanislau Cebula acompanharam o plantio dessas futuras belezuras e desde pequeninos já aprendem o valor de um árvore e também o direito à acessibilidade e o respeito à essas duas questões. O prefeito Cesar Silvestri Filho falou à RSN acompanhado da aluna (fofa!) Rafaela Neves de Oliveira.