O Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná (Procon-PR) já registrou mais de 420 atendimentos através da plataforma online disponibilizada pelo órgão para que os consumidores possam formalizar reclamações. A plataforma, que está em fase de teste, está no ar desde o dia 29 de maio e pode ser utilizada por consumidores de outros 11 estados brasileiros. De acordo com o Procon, a previsão é de que até o dia 1º de setembro o sistema possa ser utilizado em todo o país.
Para fazer a reclamação é preciso criar uma senha no sistema, fazer um cadastro com dados pessoais, pesquisar se a empresa a que se refere a reclamação está cadastrada no sistema e, então, relatar o problema. Para fundamentar a reclamação, o consumidor poderá anexar documentos como comprovantes de pagamento, nota fiscal, ordem de serviço, entre outros. O andamento do processo e a resposta do fornecedor poderá ser acompanhado pelo próprio site.
De acordo com a coordenadora do Procon-PR, Cláudia Silvano, o objetivo dessa ferramenta é trazer um serviço público moderno e efetivo para que o consumidor possa solucionar os conflitos diretamente com o fornecedor. Além disso, o serviço diminui a burocracia e o tempo para que o consumidor receba uma resposta sobre as reclamações. A plataforma do Procon pode ser utilizada em tablets e smartphones.