Bárbara Franco
A polícia está aguardando as exigências feitas pelos presos da Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG). De acordo com o 1º tenente Zarpelon, da Polícia Militar os rebelados farão uma lista com as exigências pretendidas.
Ainda segundo a polícia o que se tem conhecimento é que o motivo da rebelião é devido o descontentamento com a administração da PIG.
Os 12 Agentes Penitenciários ainda continuam reféns, porém sem ferimentos e as negociações permaneceram por toda a noite. “Durante as negociações não houve qualquer tipo de violência contra os agentes e presos reféns”, explica Zarpelon.
Até o momento algumas partes da penitenciária foram depredadas e outras incendiadas. “Ainda não sabemos precisar o tamanho do estrago na PIG, mas sabemos que algumas partes foram incendiadas e outras depredadas”.
A vice presidente do Sindicatos dos Agentes Penitenciários do Paraná(Sindaspern) Petrusca Sviercoski explica que os agentes já vinham pedindo socorro a muito tempo, pois a categoria esta com medo de trabalhar.
De acordo com Petrusca a PIG não tem estrutura de segurança para suportar detentos perigosos. “A PIG não é uma prisão de segurança máxima”.