Do site Canal4.tv.br
Bituruna – O 27º Batalhão da Polícia Militar alerta todos os moradores entre o trajeto da cidade de Bituruna e a barragem da Usina de Foz do Areia, assim como também a todos que pretendem passar por este trecho para que redobrem a atenção e evitem o local. Isso porque três elementos armados foram avistados nesta região, os quais estão sendo perseguidos pela Polícia Militar do 27º Batalhão e policiais do 16º Batalhão de Guarapuava.
Os três elementos provavelmente são remanescentes da situação registrada na cidade na última segunda (10), onde uma quadrilha com sete assaltantes pretendia executar uma ação criminosa em Bituruna. Dos sete assaltantes, três já foram presos e um foi morto, seguindo três foragidos.
De acordo com informações da Polícia Militar, neste trecho, um veículo Fiat/Strada de cor branca foi tomado em um assalto. Os bandidos pretendiam fugir com o veículo, entretanto, segundo informações acabaram capotando na rodovia PR-170, onde abandonaram o carro e adentraram novamente em meio à mata.
Não há características dos três elementos, entretanto, o que se sabe é que um deles está com um ferimento na cabeça. As buscas continuam e as equipes fazem cerco em todos os locais.
Não há informações precisas de que os indivíduos estão armados mas, é importante redobrar a atenção, pois os homens são perigosos e exige-se que a população tenha cautela naquela região. Qualquer informação também pode ser repassada pelos telefones de emergência.
ENTENDA O CASO
Uma quadrilha fortemente armada se dirigia para a cidade de Bituruna onde planejava um grande assalto na agência bancária do Banco do Brasil e na agência dos Correios. A ação foi descoberta pelo COPE de Curitiba e frustrada antes que o assalto acontecesse.
Com a informação, os policiais do COPE se deslocaram até a cidade de Bituruna, onde montaram uma barreira policial na rodovia PR-170, na entrada para o bairro São João. O cerco pegou os bandidos que estavam em um veículo Toyota/Corolla de cor preta e foram surpreendidos – ao se depararem com a situação furaram a barreira e trocaram tiros com os policiais.
Logo atrás, outro veículo também furou a barreira, um GM/Monza de cor prata com um ocupante, o qual parou logo em seguida e foi detido pela polícia. O outro carro que trazia a bordo seis bandidos foi ‘fuzilado’ e os indivíduos precisaram abandonar e fugir, embrenhando-se na mata.
Todas as forças policiais da região se uniram ao COPE nas buscas pelos suspeitos. O helicóptero do GRAE sobrevoou a cidade em rondas aéreas e toda o espaço onde os bandidos estavam foi cercado.
BANDIDOS BALEADOS
Acostumados a aterrorizar pequenas cidades, os bandidos que pretendiam assaltar Bituruna desta vez não tiveram tanta sorte. Revidados na troca de tiros, três dos sete assaltantes foram baleados.
Destes três baleados, um deles acabou sendo detido ainda na tarde de segunda feira e foi encaminhado ao hospital de Bituruna para atendimento, onde após receber alta será conduzido para a 4ª SDP. Os outros dois elementos, um foi detido nesta manhã de terça (11) e o outro foi localizado morto em uma área rural do bairro São João, sendo encaminhado para o IML de União da Vitória.
PRESOS
Dos sete componentes da quadrilha, (seis no Corolla e um no Monza), dois foram detidos. Os outros cinco fugiram, sendo que um dos fugitivos morreu e o outro está ferido. O homem que foi para o hospital de Bituruna para atendimento, deve receber alta, e irá se juntar ao outro preso na 4ª SDP.
PLANO REVELADO
Após interrogar um dos integrantes que acabou detido, a Polícia Civil conclui qual seria o plano da quadrilha que estava fortemente armada com fuzis, escopetas e pistolas, prontos para um confronto com policiais.
Os elementos planejavam chegar à agência do Banco do Brasil no Centro de Bituruna por volta das 15h, horário final dos atendimentos ao público para fazer o assalto. O objetivo era assaltar também a agência dos Correios.
A ação já estava toda acertada. Cinco elementos entrariam na agência dando voz de assalto e outros dois ficariam na guarda. O outro integrante (que foi detido no Monza) teve participação somente para fazer levantamento do local.
Nos veículos apreendidos, foram encontrados objetos que seriam utilizados no assalto, além de coletes e toucas bala clavas. Há ainda uma informação de que para fugir, os bandidos iriam utilizar outro veículo.
AÇÃO É CONHECIDA COMO 'NOVO CANGAÇO'
A quadrilha ainda estaria preparada para realizar uma ação que é classificada como ‘Novo Cangaço’. Neste tipo de assalto, os criminosos sitiam a cidade, usam reféns como ‘escudo humano’ e atiram contra as unidades policiais.
IDENTIDADE DOS ASSALTANTES
Conforme a Polícia Civil de União da Vitória todos os integrantes da quadrilha já foram identificados. Os seis homens que estavam no Toyota/Corolla são da cidade de Ortigueira, localizada na região dos Campos Gerais Paranaense. O homem detido no Monza é da cidade de Pinhão.