22/08/2023



Segurança

PM de Guarapuava emite alerta sobre notas falsas

imagem-26666

Apesar das constantes medidas que o governo toma para diminuir a falsificação de dinheiro no país, os falsários sempre encontram novas maneiras de burlar a segurança e ludibriar a polícia, inserindo no mercado notas falsas. Uma nota falsa é um problemão, pois o prejuízo da mesma fica só com quem recebeu a nota. Se a pessoa ficar quieta e passar a nota para frente, está sendo conivente com o crime de falsificação, desde que tenha feito isto conscientemente.

Portanto, a melhor maneira de se proteger de prejuízos financeiros é prestar atenção quando se pega a nota. Devido aos custos da falsificação, as notas mais falsificadas geralmente são as de dez reais, de cinquenta reais e de cem reais.
A seguir, ensinaremos onde você deve olhar e no que reparar para identificar uma nota falsa. No exemplo, utilizaremos uma nota de cinquenta reais.

PASSO UM, a marca d’água: segure a nota suspeita contra a luz e olhe do lado onde fica a numeração da nota. Na área clara, do lado esquerdo, há uma marca d’água que varia do claro ao escuro.
PASSO DOIS, as fitas coloridas: existem uns pequenos fios espalhados no papel, na cor verde, azul e vermelho, podendo ser vistos dos dois lados por toda a célula.
PASSO TRÊS: Os fundos das notas são formados por linhas sinuosas e retas, muito finas, colorindo toda a célula.
PASSO QUATRO: a impressão é em auto relevo. A legenda “Banco Central do Brasil” e a legenda “Cinquenta reais”, bem como a figura da república e da onça pintada e os números que indicam o valor da célula possuem auto relevo, que podem ser identificados com os dedos.
PASSO CINCO: o fio de segurança: existe um fio vertical no papel, de cor escura, que tem propriedades magnéticas, utilizadas pelos equipamentos eletrônicos utilizados para selecionar e contar as células.
PASSO SEIS: as microimpressões: se utilizarmos uma lente, notaremos que junto à efígie (figura da república), numa faixa clara, estão gravadas as letras “B” e “C”, bem pequenas, assim como no interior do numero cinquenta.
PASSO SETE: o registro: se você olhar para a nota contra a luz, verá que o desenho das armas nacionais que está impresso em um lado da nota coincide com o desenho que se está do outro lado da célula.
PASSO OITO: a numeração. Existe um código alfanumérico (composto por letras e números) que identifica a cédula, sendo que não existem duas cédulas com a mesma numeração. Neste código constam informações de série (conjunto de cem mil cédulas com o mesmo valor e mesmas características) indicada pelos cinco primeiros caracteres do código; informações da ordem (a posição da cédula dentro da série), indicadas pelos seis números posteriores ao da série; informações de estampa (refere-se às características gráficas das notas), sendo indicada pelo último caractere do código.

Agora, se você não tem paciência para se atentar a todos os detalhes acima, existem no mercado canetas que reagem a notas falsas. A tinta destas canetas, em contato com o papel moeda, de uso exclusivo do governo, fica transparente, enquanto em contato com a nota falsa, de papel comum, fica como uma marca texto.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo