Os casos de crianças engasgadas têm chamada a atenção. No mesmo dia em que a mídia nacional divulgou o caso de um bebê que morreu depois de comer um pedaço de maçã em uma creche no estado do Rio de Janeiro, neste domingo (3) por volta das 22h em Guarapuava, o Copom da Polícia Militar atendeu uma ocorrência no bairro Morro Alto.
De acordo com as informações, um bebê com oito dias de vida estava desfalecido por causa de um engasgamento. Contudo, a PM não informou o que provocou o problema, apesar de que nessa idade o mais comum é com o leite materno. Ao chegar no local, os policiais encontraram a criança com os sinais vitais prejudicados.
Desse modo, imediatamente a PM embarcou o recém-nascido na viatura e durante o deslocamento para o hospital, a equipe fez a manobra de Heimlich, conseguindo reanimar a criança. Já no Hospital São Vicente de Paulo, a criança foi entregue aos enfermeiros e médico, que prestaram atendimento.
CASOS DE ENGASGAMENTO
Conforme pesquisa do Instituto Michelle Sales em João Pessoa, o número de mortes por engasgo em crianças no Brasil, de 2009 a 2019 chegou a 2.148. Os acidentes por ingestão de alimentos foram predominantes, com um total de 1.817 (84,6%).
Leia outras notícias no Portal RSN.