22/08/2023
Segurança

PM tem novo comandante-geral

imagem-9426

Curitiba – A partir desta quarta-feira (14), a Polícia Militar tem novo comandante-geral. O coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens respondia interinamente pela função, desde agosto, quando o então comandante-geral, o coronel Anselmo José de Oliveira, se licenciou por motivos de saúde. “A polícia estava em excelentes mãos com o coronel Anselmo e agora continua em excelentes mãos com o coronel Rodrigo, que foi escolhido por unanimidade pelos oficiais e pelo governo”, afirmou Requião. Anselmo será secretário especial do Governo.
O governador participou da solenidade, acompanhado do vice-governador Orlando Pessuti, do secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, e do secretário-chefe da Casa Militar, Washington Rosa, no Quartel do Comando-Geral da PM, em Curitiba.
De acordo com o governador, o policiamento comunitário tem transformado a Polícia Militar. “Precisamos aumentar o número de veículos e de policiais, reforçar o projeto Povo – Policiamento Ostensivo Volante – que busca a ligação com a comunidade”, disse o governador.
O vice-governador Orlando Pessuti enfatizou que Rodrigo era o “comandante natural” para assumir o cargo. “Ele toma posse com o apoio de todos os coronéis, de toda a PM, e com a confiança do nosso governo.” Pessuti afirmou que o coronel Rodrigo é um policial “que ao longo de sua trajetória de vida, e atuação dentro na PM, sempre se pautou pela retidão”.

CONTINUIDADE – Ao assumir a função definitivamente, o coronel garante a continuidade dos trabalhos iniciados por Anselmo. “Com o apoio do Governo do Estado, algumas experiências junto à comunidade trouxeram resultados muito positivos e serão mantidas e expandidas para outras regiões do estado”, disse Rodrigo.
Entre as medidas anunciadas pelo novo comandante está reestruturação das escalas de trabalho dos policiais, a exemplo das flexíveis, já implantadas pelo coronel Anselmo. “Desta forma, teremos ganho operacional nas demandas, principalmente do 190, diminuindo o tempo de resposta em relação às chamadas.”
Simultaneamente, o coronel vai investir na valorização dos policiais militares, que, segundo ele, são o maior patrimônio da corporação. “O treinamento e o aperfeiçoamento serão constantes, para que o trabalho prestado pelos policiais possa ser cada vez melhor e eficiente”. Além disso, o comandante se colocou à disposição da imprensa, para prestar esclarecimentos ou divulgar informações de interesse público.
A prevenção dos crimes contra a vida terá prioridade. “Já desencadeamos a Operação Viva a Vida durante todos os finais de semana, a partir de agora estas ações serão intensificas”, garantiu Rodrigo.

MUDANÇA – Em seu discurso, o coronel Anselmo destacou os principais projetos desenvolvidos por ele durante sua gestão, bem como outros e que participou da formulação. “Neste um ano e meio de comando, uma grande equipe de oficiais, praças e funcionários civis, fizeram várias transformações institucionais, que só o tempo poderá julgar os seus resultados”, ressaltou.
Para o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, Anselmo é um homem de ideais, que construiu, junto com o governador Requião, projetos que vem sendo implantados, desde 2003. “Ele tem como linha de conduta a transformação da Polícia Militar numa polícia comunitária, fraterna, solidária, buscando sempre a transformação da sociedade para melhor.”
Também participaram da solenidade o comandante do Policiamento da Capital, coronel Jorge Costa Filho, o comandante do Policiamento do Interior, Sérgio Filardo, o secretário Estadual de Transportes, Rogério Tizzot, o secretário do Meio Ambiente e recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jorge Thaís Martins, e o delegado-geral da Polícia Civil, Jorge Azôr Pinto além de comandantes de batalhões e unidades policiais do interior do Estado e outras autoridades civis.

PREPARO – O coronel Anselmo ficou a frente da PM há um ano e meio. Antes disso, foi secretário-chefe da Casa Militar. Bacharel em Direito, Anselmo acumulava, juntamente com o cargo de comandante-geral, a função de presidente do Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (CNCG). Anselmo também possui especialização em Planejamento Público e Administração Policial, além de ser o responsável pela criação e implantação do Programa Bombeiro Comunitário no Estado.
O coronel Rodrigo, também bacharel em Direito, respondia interinamente pelo comando-geral da corporação desde agosto. Foi nomeado ao cargo de subcomandante da PM (chefe do Estado Maior) em março deste ano. Antes disso, foi assessor militar da Secretaria da Segurança Pública por um ano e três meses. Rodrigo também possui especialização em Gerenciamento de Crises, Polícia Judiciária e Estudos de Políticas e Estratégia.

AEN

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.