22/08/2023

PMDB como fiel da balança

Os números de intenção de votos revelados pela Paraná Pesquisa no feriado de Nossa Senhora Aparecida despertou comentários e avaliações que agradam a gregos e troianos.

Avaliando os que dizem analistas politicos de plantão chegou à seguinte conclusão: no frigir dos ovos o PMDB pode, sim, ser o fiel da balança. Vamos aos fatos.

Mesmo antes de entrarem em cena os pré candidatos que se apresentam até então estão emaranhados. Antenor Gomes de Lima (PT) lidera, mas está sendo seguido por Fernando Ribas Carli (PP) que vem colado com uma diferença minima. Em terceiro lugar surge o prefeito Cesar Silvestri Filho (PPS). A grande surpresa pra mim é o vereador Rodrigo Crema (PMDB) com 6% e, por último, Julio Agner (PHS) com …….

Conversando, ouvindo as pessoas, é possível sentir, que mesmo com as notícias negativas que envolvem o PT em nível nacional, o Dr Antenor a imagem do Dr Antenor se mantém intacta. Dá para perceber que parte do eleitorado sente comos e tivesse uma dívida com o candidato petista, lhe dando o mesmo rescaldo que Cesar Filho saiu das eleições contra o ex-prefeito Fernando Ribas Carli. Este por sua vez, mantém um público eleitor fiel que pede a sua volta. Embora Carli já tenha assumido publicamente que está disposto a ser candidato, pessoas ligadas intimamente ao grupo, apostam que o patriarca da Família Carli não entra no páreo. Segundo essa mesma fonte, uma das causas seria a possibilidade do filho mais velho, Carli Filho ir a júri popular ainda neste ano, o que o abala psicologicamente. 

Uma das estratégias do ex-prefeito seria um apoio velado a Antenor Gomes de Lima, preparando o terreno para que o caçula Bernardo Carli, termine o mandato como deputado estadual e, amadurecido politicamente, tenha competitividade para ser candidato a prefeito, em 2020. Porém, outra aposta é de que Carli seja mesmo candidato. Afinal, é ele que reúne seu grupo politico em torno do seu nome.

Nas hostes peemedebistas, o deputado Artagão Junior, que preside o Diretório Municipal, não esconde que o partido está se organizando para ter, se não candidatura própria, como prega a cúpula estadual, indicar o vice. A tendência mais próxima seria compor com o PT, repetindo aliança feita nas eleições municipais anteriores. Como também pode compor com o PP, Dem e PSDB. Artagão Junior, porém, não confirma este ou aquele nome, como não descarta uma possível indicação de  Rodrigo Crema.

Já na Prefeitura, com o grupo interno dividido entre várias siglas partidárias, Cesar Filho deve continuar com a maior coalisão. Porém, há uma disputa interna visível, para ver qual grupo vai indicar o vice. Hoje a tendência maior é favorável ao secretário executivo Edony Kluber, do PSD, que tem as benção do ex-deputado Cesar Silvestri.

Uma ceoisa, porém, é certa. A corrida eleitoral será disputadíssima e nesse cenário o PMDB pode fazer a diferença.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo